terça-feira, 21 de outubro de 2014

Qualidade na Democracia



Qualidade na Democracia

Em resposta ao Concurso do PGQP sobre Qualidade na Democracia venceu a fala de Diego Calegari: “Excelência não é um ato, mas um hábito. Da mesma forma, uma democracia de excelência não se reduz a um ato; requer um hábito de continuamente buscar entender, participar, engajar-se. Isso é qualidade na democracia que vai muito além do voto – um ato – e se faz no hábito de ser genuinamente cidadão”.
Sim, um hábito de continuamente buscar entender aja vista que no homem, o racional é amigo da ciência e da sabedoria, da superioridade e da honra, mas a parte irracional deseja as riquezas e os lucros. Em função da menor ou maior participação de cada uma destas partes na nossa constituição, se forma os diferentes tipos de pessoas; e cada tipo engendra uma forma diferente de governo.
Democracia: governo formado pelos mais variados tipos de homens, como uma colcha de retalhos, onde cada um procede da forma como bem entende onde ninguém é obrigado a governar, nem a obedecer.

A Lei perde a força, nascendo o excesso de indulgência com os criminosos. São honrados todos os que se declaram "amigos do povo", condição suficiente para governar. Somos estimulados a tão só satisfazer os desejos, inclinando-nos aos prazeres desnecessários, invertendo os valores: a insolência é vista como boa educação; a indisciplina como liberdade; o esbanjamento como magnificência; o despudor como coragem; A temperança é qualificada como efeminação; o pudor como simplicidade; a moderação como rusticidade e sovinice.

O perfil do democrata é um homem sem norte: hoje se come com moderação e o corpo assume forma mais estética, amanhã se come exageradamente, engordando acima do normal; pratica-se ginástica num período, noutro não se faz nada; agora é um político idealista, no momento seguinte, um descrente alienado.

Só há um jeito de incrementar qualidade na Democracia: EDUCAÇÃO - o cultivo dos verdadeiros valores.

Att

Geime Rozanski
Tel. (51) 3333-3296/(51)9807-5116
Skype: geime.rozanski

Nenhum comentário:

Postar um comentário